Projetando Sistemas Solares Eficientes e Econômicos: Dicas e Técnicas

Com o interesse constante das pessoas em consumir energias renováveis, é recomendável que os integradores conheçam as melhores técnicas para projetar sistemas solares de alta eficiência e economia e que os distribuidores ofereçam componentes de qualidade para que os projetos alcancem esse objetivo.

Neste conteúdo, vamos mostrar como calcular a quantidade de energia necessária, escolher o tamanho certo do sistema, selecionar os melhores componentes e fazer contas para economizar dinheiro. Prepare-se para aprender estratégias que vão deixar seu projeto de energia solar ainda melhor.

Avaliando sua demanda de energia: saiba por onde começar

Ao começar a projetar um sistema fotovoltaico, é fundamental avaliar a demanda de energia do local em questão, desde entender a carga elétrica e o consumo diário e mensal até as variações sazonais do uso de energia de cada consumidor.

Existem diferentes tipos de carga destinados para diversos usos das pessoas, como iluminação, eletrodomésticos, eletrônicos, aquecimento, refrigeração, entre outros.

Cada tipo de carga possui um consumo específico que deve ser considerado durante o dimensionamento do sistema, momento em que o integrador pode determinar qual a voltagem da carga é a mais indicada.

Para saber o quanto de energia você precisa, é importante considerar o quanto cada aparelho consome. Dessa forma, você consegue descobrir a quantidade certa de energia necessária para suprir as suas necessidades.

É importante também fazer uma projeção de crescimento futuro sobre o consumo de energia e considerar a possibilidade de instalar novos equipamentos para atender o aumento da demanda ao longo do tempo.

Dimensionamento do sistema fotovoltaico

O dimensionamento adequado do sistema fotovoltaico é extremamente necessário para garantir sua eficiência e economia. Logo, calcular a potência do sistema com base no consumo diário médio é o primeiro passo.

Considerar questões relacionadas à eficiência dos componentes, como perdas de conversão e variações climáticas, é uma ação benéfica para determinar a potência dos painéis solares necessária para atender à demanda energética do consumidor.

Além do número de painéis solares, o tamanho e a capacidade dos painéis devem ser definidos com base na incidência solar disponível na região, sem esquecer de que a inclinação e a orientação dos painéis também influenciam no desempenho do sistema.

Não se esqueça de selecionar o inversor correto, levando em consideração a tensão, corrente e eficiência.

Em casos que requerem armazenamento de energia, a escolha das baterias conforme o armazenamento, ciclos de carga e descarga, e vida útil, é uma boa dica para ter um sistema eficiente e confiável em todos os dias.

Otimização do sistema fotovoltaico

Para aumentar ainda mais a eficiência do sistema fotovoltaico, o integrador precisa considerar a orientação e inclinação dos painéis solares.

O ângulo e direção ideais para capturar a máxima irradiação solar podem variar de acordo com a localização geográfica, então, é necessário evitar sombreamentos e perdas devido a obstáculos como árvores, edifícios e estruturas vizinhas.

Além disso, o monitoramento e a manutenção regulares são indispensáveis para conseguir um ótimo desempenho dos sistemas de energia solar, já que podem denunciar qualquer tipo de falha que comprometa a geração de energia na voltagem ideal.

Acompanhar a produção de energia, inspecionar regularmente os componentes e realizar a limpeza e cuidados gerais são práticas excelentes que contribuem para a longevidade e eficiência do sistema fotovoltaico.

Considerações econômicas e financeiras

Sabemos que a análise de custo-benefício é um fator importante na decisão das pessoas para investir em um sistema fotovoltaico. Obviamente, isso requer a consideração do custo inicial do sistema em relação à economia de energia ao longo do tempo.

Achamos válido explicar para você que o valor para compor um projeto de sistemas fotovoltaicos costuma variar bastante de um orçamento para outro, mas os distribuidores fazem um trabalho exemplar por oferecerem componentes de alta qualidade e com um preço justo aos integradores.

Nesse ponto, o retorno sobre o investimento (ROI) é um indicador interessante que auxilia na avaliação da viabilidade econômica do projeto. Para compreender ainda mais este assunto, recomendamos que leia o nosso artigo Calculando o Retorno do Investimento em Energia Solar. Nele, destacamos uma série de dicas úteis para fazer esse cálculo.

Por outro lado, é fundamental estar ciente dos incentivos e políticas governamentais relacionados à energia solar, dos quais se destacam o Programa Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA), Leilão de Energia de Reserva (LER) e Política Nacional de Energia Solar Fotovoltaica (PRONASOLAR).

Descontos com a energia excedente enviada para a concessionária de energia solar, subsídios do governo e plataformas de financiamento são aspectos que podem tornar o investimento mais acessível e atrativo. Aqui, caro amigo, é onde entra em cena o trabalho da EOS.

O encontro de financiamentos para projetos de energia solar com o auxílio da EOS

A EOS, por meio da sua plataforma de multi-financiamento, faz a conexão entre os financiadores conceituados dentro do mercado da energia solar e os distribuidores e integradores que desejam viabilizar os projetos de sistemas fotovoltaicos.

Para que os distribuidores e integradores fiquem realmente tranquilos, a EOS avalia as condições apresentadas pelos financiadores e só oferece as opções de crédito que tragam benefícios reais para os projetos.

Dessa forma, a EOS atua como uma verdadeira parceira que deseja o sucesso dos distribuidores, integradores e clientes financiados. Para acessar a plataforma da EOS e se cadastrar, clique aqui.

Conclusão

É no cenário de crescente procura por fontes de energia sustentáveis que os integradores de sistemas fotovoltaicos, distribuidores e seus clientes precisam ter um bom conhecimento sobre as melhores técnicas para deixar o projeto de sistemas fotovoltaicos mais eficientes e econômicos.

Quando essas estratégias são postas em prática, todos os envolvidos na integração dos projetos de energia solar contribuem para um futuro mais limpo e sustentável, além de aproveitarem os benefícios financeiros que a energia solar oferece. Invista na energia solar e faça parte da revolução energética no Brasil.

O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam conhecer as técnicas para projetar sistemas de energia solar mais eficientes e econômicos.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da EOS Financiamento Solar, produzimos sobre estratégias de projeto de sistemas fotovoltaicos, financiamento de projetos de energia solar e outros assuntos relacionados.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Seja Nosso Parceiro e Aumente Suas Oportunidades de Negócio!

Se você é distribuidor, integrador ou financiador, cadastre-se em nossa plataforma e garanta as melhores condições de financiamento de energia solar do mercado!

Cadastre-se agora mesmo e garanta acesso SEM MENSALIDADES! 

Vagas LIMITADAS!