O Que é o Financiamento de Energia Solar e Como Ele Funciona?

Você já ouviu falar sobre o financiamento de energia solar? Essa modalidade de investimento tem se tornado cada vez mais popular e permite que mais pessoas possam adotar sistemas de energia solar em suas residências, empresas e propriedades.

Neste guia completo, vamos explorar o que é o financiamento de energia solar e como ele funciona. Se você está interessado em aproveitar os benefícios da energia solar, mas não possui o capital inicial necessário, ou simplesmente busca uma opção mais acessível, continue lendo para descobrir como o financiamento pode ser a solução ideal para você.

O que é o financiamento de energia solar?

O financiamento de energia solar é um tipo de crédito que possibilita aos consumidores adquirirem sistemas fotovoltaicos para suas residências, empresas ou propriedades sem precisar fazer um investimento inicial de alto custo.

Ele funciona como um empréstimo específico para a instalação de painéis solares, o que permite que mais pessoas tenham acesso à energia solar e seus benefícios.

Basicamente, o financiamento de energia solar funciona da seguinte forma: o interessado em adquirir um sistema fotovoltaico entra em contato com uma instituição financeira ou empresa especializada em energia solar que oferece essa modalidade de financiamento. Após uma análise de crédito e aprovação, o consumidor recebe o valor necessário para a compra e instalação do sistema.

O valor financiado pode ser pago ao longo de um período determinado, geralmente em parcelas mensais, com taxas de juros e prazos pré-estabelecidos. Dessa forma, o consumidor consegue usufruir imediatamente dos benefícios da energia solar, como a redução na conta de energia elétrica e a contribuição para a preservação do meio ambiente, enquanto realiza o pagamento do financiamento de forma mais acessível.

O objetivo principal do financiamento de energia solar é permitir que mais pessoas adotem a tecnologia para aproveitarem seus benefícios econômicos e ambientais. Ao oferecer opções flexíveis de pagamento, o financiamento torna a energia solar uma escolha viável para uma ampla variedade de consumidores.

Comparado a outras opções de pagamento, como pagamento à vista ou empréstimos tradicionais, o financiamento de energia solar apresenta certas vantagens.

Por exemplo, ao invés de comprometer uma grande quantia de dinheiro de uma só vez, o financiamento permite que os clientes distribuam os custos ao longo do tempo, o que facilita o orçamento e a gestão financeira.

Além disso, muitos financiadores oferecem taxas de juros competitivas e condições favoráveis que tornam o investimento em energia solar ainda mais atraente.

Tipos de financiamento de energia solar

Existem diferentes tipos de financiamento de energia solar disponíveis, cada um com suas próprias características e requisitos. Vamos explicar três das opções mais comuns:

Financiamento direto por instituições financeiras

Uma opção popular é obter o financiamento diretamente de instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito. Esses financiadores oferecem linhas de crédito específicas para a instalação de sistemas solares fotovoltaicos.

Os interessados devem atender a certos requisitos, como nome fora do SPC e Serasa, histórico de crédito satisfatório e capacidade de pagamento. O processo de aplicação geralmente envolve fornecer informações detalhadas sobre o projeto, desde estimativas de custo até o dimensionamento do sistema.

As taxas de juros e as condições de pagamento variam de acordo com a instituição financeira e as circunstâncias individuais, por isso é importante fazer uma pesquisa detalhada.

Financiamento através de programas governamentais

O Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), do Ministério de Minas e Energia, viabiliza o financiamento de energia solar no Brasil e é uma das opções mais completas em termos de cessão de crédito aos consumidores.

Há também a modalidade de financiamento por meio da Caixa Econômica Federal, que conta com os componentes de energia fotovoltaica como integrantes do seu Crédito Pessoal CAIXA Energia Renovável. Nele, o prazo para o pagamento do financiamento é de até 60 meses e a carência é de até seis meses no vencimento da primeira parcela. 

Financiamento através de acordos de compra de energia (PPAs)

Os acordos de compra de energia, ou PPAs (Power Purchase Agreements), são outra forma de financiamento popular no setor de energia solar.

Existem duas categorias neste modelo:

Onsite: a empresa especializada em energia solar instala e mantém o sistema na propriedade, enquanto o consumidor concorda em comprar a energia gerada pelo sistema a um preço acordado por um período de tempo específico.

Offsite: a empresa especializada em energia solar oferece a energia a partir de uma instalação fotovoltaica, que se conecta à rede de distribuição elétrica e chega até a unidade consumidora.

Essa abordagem permite que os proprietários evitem custos iniciais e paguem apenas pela eletricidade que consomem.

Como funciona o financiamento de energia solar?

Confira agora os detalhes sobre as etapas envolvidas no financiamento de energia solar:

Avaliação inicial do projeto

A primeira etapa do financiamento é a avaliação inicial do projeto, que envolve uma análise detalhada do consumo de energia atual e da viabilidade financeira da instalação do sistema solar.

Nesse ponto, é necessário dimensionar corretamente o sistema e levar em consideração as necessidades energéticas da propriedade.

Processo de aprovação

O próximo passo é iniciar o processo de aprovação e engloba a preparação de toda a documentação detalhada do projeto, como comprovantes de renda, informações sobre o projeto solar e formulários de inscrição específicos.

O tempo necessário para análise e aprovação pode variar de acordo com o tipo de financiamento e a instituição envolvida, mas o comum é levar poucos dias.

Aplicação do sistema solar

Após a aprovação do financiamento, a instalação do sistema solar pode começar com o uso do valor disponibilizado pelo financiador ao cliente.

É importante que os distribuidores e integradores já tenham sido descritos na solicitação de crédito junto à instituição financeira para que não se perca tempo nesta etapa.

Confira este artigo também: Escolhendo Um Financiador Confiável Para Projetos Solares

A centralização de opções de financiamento da plataforma da EOS

Os distribuidores e integradores de projetos de energia solar podem oferecer financiamentos com créditos que mais se encaixam no perfil dos seus clientes de uma forma completamente ágil: com o cadastro na plataforma da EOS.

A EOS tem o compromisso de facilitar o trabalho dos seus parceiros com a conexão direta e sem empecilhos com os financiadores de maior credibilidade no cenário do financiamento para projetos de energia solar no Brasil.

Assim, todas as partes envolvidas se beneficiam e promovem o uso consciente da energia solar no nosso país. Para conhecer a plataforma da EOS e se cadastrar, você só tem de clicar aqui.

Conclusão

Através de opções flexíveis de pagamento e programas governamentais, o financiamento permite que mais pessoas desfrutem dos benefícios econômicos e ambientais da energia solar.

Os integradores e distribuidores devem realizar uma análise cuidadosa das opções disponíveis e buscar orientação especializada antes de oferecê-las aos seus clientes.

O que se espera é que, com o aumento da conscientização sobre a importância da energia renovável, o financiamento de energia solar continuará a ter um papel de destaque no futuro da energia sustentável.

O que você achou do conteúdo? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de saber o que é o financiamento de energia solar e como ele funciona.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da EOS Financiamento Solar, produzimos sobre dicas e curiosidades sobre energia fotovoltaica, financiamento de projetos de energia solar e outros assuntos relacionados.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Seja Nosso Parceiro e Aumente Suas Oportunidades de Negócio!

Se você é distribuidor, integrador ou financiador, cadastre-se em nossa plataforma e garanta as melhores condições de financiamento de energia solar do mercado!

Cadastre-se agora mesmo e garanta acesso SEM MENSALIDADES! 

Vagas LIMITADAS!