Entendendo as Diferenças Entre Sistemas de Energia Solar On-grid e Off-grid

Os sistemas de energia solar on-grid e off-grid são duas opções de produção de energia elétrica que utilizam a energia solar como fonte e estão presentes em diversos lugares do Brasil.

Embora os integradores e distribuidores já estejam bastante familiarizados com os dois sistemas, existem diferenças entre eles e é sempre importante conhecer os detalhes que os distinguem para recomendar aquele que seja o ideal para o seu cliente.

Neste artigo, você vai entender as diferenças entre os sistemas on-grid e off-grid. Esperamos que o conteúdo possa esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto e que você faça uma boa leitura.

O que é um sistema de energia solar on-grid?

O sistema de energia solar on-grid, também conhecido como sistema conectado à rede, é aquele que mantém uma conexão com a rede pública de energia elétrica e cuja energia não consumida é enviada diretamente às concessionárias de energia elétrica.

Esse tipo de sistema é mais indicado para quem busca economia na conta de luz, já que a energia em kWh produzida pelos módulos solares é convertida em créditos na conta de energia.

Normalmente, o sistema on-grid também é mais indicado para quem vive em áreas urbanas e possui fácil acesso à rede elétrica.

Além disso, ele é eficiente e tem um tempo de retorno do investimento curto (em torno de seis anos) porque a energia gerada pelo sistema pode ser utilizada para abater o consumo de energia da própria casa ou empresa, o que reduz a conta de luz.

Também é válido destacar que o sistema on-grid possui uma instalação mais simples e facilitada para os integradores, uma vez que não necessitam de equipamentos extras para funcionarem fora da conexão com a rede pública de energia elétrica.

O que é um sistema de energia solar off-grid?

O sistema de energia solar off-grid, que costuma ser chamado de sistema autônomo, é aquele que não está conectado à rede elétrica da concessionária e utiliza baterias e um controlador de carga para armazenar a energia produzida pelo sistema.

Quem vive em áreas rurais ou isoladas, onde não há o acesso facilitado à rede elétrica, tende a se beneficiar com o sistema off-grid.

Ele também pode ser usado em locais que sofrem com interrupções constantes no fornecimento de energia elétrica, já que o sistema de energia solar off-grid é capaz de fornecer energia elétrica de forma ininterrupta — desde que tenha energia o suficiente na bateria.

Outro ponto relevante é que o sistema off-grid é relativamente complexo e exige uma série de componentes adicionais, como baterias e controladores de carga, o que requer um investimento maior e mais tempo para os integradores instalarem.

Leia este artigo também: A Importância do Laudo Estrutural Para Instalação de Módulos Solares

Entre os sistemas on-grid e off-grid, qual é a melhor opção?

A escolha entre os sistemas de energia solar on-grid e off-grid precisa ser baseada nas necessidades apresentadas em cada projeto de energia solar.

Caso a solicitação do projeto seja em uma área urbana com acesso fácil à rede elétrica, acreditamos que o sistema on-grid é a melhor opção. Pois, além de ter uma eficiência notável, oferece um rápido retorno de investimento e a garantia de que o sistema de rede elétrica irá abastecer a energia da casa, nos momentos de baixa incidência do sol.

Agora, se o pedido do cliente vier de uma área rural ou mais isolada dos grandes centros urbanos, onde não há acesso à rede elétrica e há interrupções constantes no fornecimento de energia elétrica, o sistema off-grid é a indicação mais lógica.

Assim sendo, os integradores precisam estar atentos a cada detalhe presente no contexto dos projetos de energia solar solicitados para que a sugestão do sistema on-grid ou off-grid possa atender os requisitos específicos de geração de energia de uma residência, indústria e etc.

Portanto, considerando todas essas diferenças, a melhor opção de sistema de energia solar fotovoltaica é aquela que é capaz de atender todas as necessidades de cada solicitante e fornecer a quantidade de energia ideal para o estilo de uso diário do projeto de energia solar.

Implemente os sistemas de energia solar fotovoltaica on-grid e off-grid com a ajuda da EOS Financiamento Solar

Os integradores que buscam por ofertas de crédito para financiamentos de projetos de energia solar com os sistemas on-grid e off-grid encontram na plataforma da EOS Financiamento Solar a melhor solução.

Por se tratar da primeira plataforma de multi-financiamento de energia solar do Brasil, a EOS Financiamento Solar consegue descomplicar o acesso às opções de crédito de bancos, fundos de investimento e instituições financeiras que mais se encaixam com o perfil de crédito do cliente financiado.

Desse modo, os integradores parceiros têm as condições necessárias para aumentarem consideravelmente as suas vendas financiadas, fator que contribui para o uso mais frequente de sistemas de energia solar fotovoltaica on-grid e off-grid.

Faça parte da plataforma referência em multi-financiamento de energia solar você também e aproveite todos os benefícios que a EOS Financiamento Solar tem para oferecer. Garantimos que todo o processo para se cadastrar é rápido e simples, você só precisa clicar aqui.

O que você achou do conteúdo? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de entender as diferenças entre os sistemas de energia solar fotovoltaica on-grid e off-grid.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da EOS Financiamento Solar, produzimos sobre sistemas de energia solar fotovoltaica, financiamento de projetos de energia solar e outros assuntos relacionados.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Seja Nosso Parceiro e Aumente Suas Oportunidades de Negócio!

Se você é distribuidor, integrador ou financiador, cadastre-se em nossa plataforma e garanta as melhores condições de financiamento de energia solar do mercado!

Cadastre-se agora mesmo e garanta acesso SEM MENSALIDADES! 

Vagas LIMITADAS!