A EOS Ajudando Financiadores Parceiros a Mitigarem Riscos e Terem Segurança Para Entrarem no Mercado Fotovoltaico

Os financiadores de projetos de energia solar são de suma importância para a energia renovável se desenvolver em nosso país, uma vez que viabilizam a parte financeira para os trabalhos serem realizados pelos integradores e distribuidores.

Contudo, sempre existem riscos envolvidos nos financiamentos e isso também se comprova no mercado fotovoltaico. Assim, ter uma análise qualificada dos processos envolvidos e dos tomadores do financiamento pode proporcionar uma valiosa mitigação de risco aos financiadores.

E é exatamente neste ponto que a EOS Financiamento Solar trabalha para gerar valor aos financiadores parceiros, promovendo um mapeamento apurado dos riscos e permitindo que eles entrem no mercado fotovoltaico com mais segurança e tranquilidade.

Neste artigo, vamos explicar como a EOS vem se relacionando e trabalhando junto aos seus financiadores parceiros. Esperamos que o conteúdo seja útil e que você aproveite a leitura.

Os riscos que os financiadores podem enfrentar com os financiamentos

Primeiramente, vamos apresentar um panorama com os principais riscos que podem surgir para os financiadores ao oferecer financiamentos no mercado fotovoltaico. Acompanhe todos os detalhes a seguir.

Regulamentações

O mercado fotovoltaico está sujeito às regulamentações governamentais, que podem mudar rapidamente e sem um aviso prévio para todos os envolvidos na área.

Logo, essas mudanças podem trazer um risco regulatório para os bancos que oferecem financiamentos nesse mercado, pois seria preciso rever a forma como os financiamentos podem estar aptos a atender todas essas regulamentações.

Inadimplência

Um dos principais riscos que os financiadores enfrentam ao oferecer suas linhas de crédito  para os equipamentos fotovoltaicos é a inadimplência.

Isso ocorre porque os sistemas de energia solar fotovoltaica requerem um conhecimento específico sobre a eficiência do equipamento para a definição do investimento e que deve ser muito bem planejado.

Entendemos que, ao existir falha nesta análise do projeto, se considera a possibilidade de inadimplemento, por conta de uma aplicação de má qualidade, acreditamos que o adequado seja, uma análise comportamental e de projeto como o objetivo de mitigar este desencontro.

Garantias insuficientes

Outro risco que os financiadores podem enfrentar ao oferecer financiamentos no mercado fotovoltaico se refere ao mercado secundário dos equipamentos fotovoltaicos.

Flutuação de preços

O preço dos componentes dos projetos de energia solar fotovoltaica podem flutuar, dependendo de fatores como a disponibilidade de matérias-primas e a concorrência no mercado.

Logicamente, a flutuação de preços pode criar um risco para os financiadores na visibilidade de analisar as garantias oferecidas do produto.

Mudanças tecnológicas

O mercado fotovoltaico está em constante evolução e como resultado, a tecnologia empregada nos projetos de energia solar fotovoltaica podem ficar obsoleta em um curto período de tempo.

Com isto, temos uma crença que o Financiadores parceiros da EOS se fortalecerão com estas análises de Integradores , clientes e produtos em todo o processo de financiamento.

Leia este artigo também: EOS Utilizando a IA Para Otimizar o Ecossistema: Conectando os Melhores Players Financiadores, Distribuidores, Integradores e Clientes Financiados

Entendendo como a EOS tem ajudado os financiadores parceiros a mitigar os riscos nos financiamentos

Depois de compreender quais riscos se apresentam com certa frequência aos financiadores no mercado fotovoltaico, é hora de saber como a EOS ajuda os financiadores parceiros a mitigar os riscos nos financiamentos.

Dentro da sua própria plataforma, a EOS conta com algoritmos que fazem validações sobre a qualidade e produtividade do integrador que busca se tornar um parceiro. 

Dessa forma, fica mais fácil de perceber se esse novo parceiro tem uma boa reputação com os trabalhos realizados no mercado fotovoltaico e se ele produz em alta quantidade. 

Esses algoritmos inteligentes auxiliam as instituições financeiras que trabalham em parceria com a EOS a diminuírem os riscos quando vão ceder crédito por meio da plataforma.

É válido frisar que a EOS executa toda uma validação prévia no momento da recepção da proposta na nossa plataforma, com análise crítica do projeto, aplicando Inteligência Artificial, em toda a jornada do processo de integração do sistema de energia com o objetivo de enviar para os parceiros financiadores proposta que tenham uma racionalidade em todos os seus aspectos.

Também pontuamos que os algoritmos da plataforma da EOS trabalham constantemente para analisar o score do integrador, oferecendo mais uma garantia aos financiadores parceiros sobre o comportamento das propostas.

É oportuno relatar que em 100% dos casos a EOS realiza uma prova de vida com o cliente financiado a fim de  evitar fraudes.

Com todo esse mapa de análise para mitigar os riscos, a EOS valida os dados dos integradores e clientes, e entende se faz sentido todas as informações prestadas na plataforma, ou seja, a EOS se preocupa em originar oportunidades de crédito que tenham qualidade e procedência. 

Faça parte da plataforma da EOS Financiamento Solar

Agora que já detalhamos como a EOS Financiamento Solar contribui com os financiadores parceiros para mitigar os riscos dos financiamentos, convidamos você, financiador, a fazer parte da plataforma da EOS e ter mais segurança para operar no mercado fotovoltaico.

Ao se tornar um financiador parceiro da EOS, você fará parte da primeira plataforma de multi-financiamento de energia solar do Brasil que conecta distribuidores, integradores e clientes financiados às condições de crédito acessíveis com base no perfil de cada solicitante de financiamento.

Para saber mais informações sobre como a EOS Financiamento Solar pode ajudar os financiadores a terem mais segurança para entrarem no mercado fotovoltaico, basta clicar aqui para entrar em contato conosco e aqui para se cadastrar na plataforma.

O que você achou do conteúdo? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de saber como a EOS está ajudando os financiadores parceiros a mitigarem riscos e terem segurança para entrarem no mercado fotovoltaico.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da EOS Financiamento Solar, produzimos sobre a entrada de financiadores parceiros no mercado fotovoltaico, financiamento de projetos de energia solar e outros assuntos relacionados.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Seja Nosso Parceiro e Aumente Suas Oportunidades de Negócio!

Se você é distribuidor, integrador ou financiador, cadastre-se em nossa plataforma e garanta as melhores condições de financiamento de energia solar do mercado!

Cadastre-se agora mesmo e garanta acesso SEM MENSALIDADES! 

Vagas LIMITADAS!